Páginas

sábado, 14 de outubro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - ÓLEOS DE COZINHA



Voltar á página  "O QUE EU MUDEI" 
 
Existem centenas de pesquisas e páginas na internet e são bastante contraditórias. A indústria quer vender.
Assim eu preferi retirar de minha cozinha todo tipo de óleo, deixando apenas o óleo de côco que uso abundantemente. Comprei uma "air fryer" e faço nela legumes, batatas (fritas), e uma infinidade de pratos saborosos sem usar uma gota de óleo.

Quanto aos óleos vegetais eis as implicações em seus uso:

O óleo vegetal, oriundo de qualquer planta oleaginosa, quando exposto a altas temperaturas por longos períodos sofre oxidação e hidrólise dos seus triglicerídeos, compremetendo suas propriedades nutricionais, como os ácidos graxos (e.g. linoléicos, palmítico, oléico e linoléico), perdendo também antioxidantes, tocofenolácidos, sofrendo severas transformações químicas e físicas, como aumento da viscosidade, cor do óleo e odor desagradável (COSTA NETO & FREITAS, 1996)
http://oleo.ufla.br/anais_06/artigos/568.pdf


Quando você ingere o óleo das frituras, consome também a acroleína. Com essa substância, as artérias se degeneram e provocam o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o sistema circulatório fica mais lento, uma vez que as fibras elásticas das veias ficam debilitadas e comprometem o bombeamento de sangue.
Não há um óleo mais ou menos gorduroso, todos são 100% gordura.

Toxinas naturais: afetam o seu sistema digestivo.
Fitatos: Impedem você de absorver certos minerais.
Inibidores enzimáticos: Dificultam a digestão de proteínas.
Goitrogens: Interferem na função da tireóide e desaceleram metabolismo.
Fitoestrógenos (isoflavonas): Genisteína e daidzeína, que imitam o hormônio estrogênio responsável por armazenar gordura. Eles também levam o crédito por aumentar os riscos de hipotireoidismo por 3x.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21325465
Haemaggluttin: Faz com que as células vermelhas do sangue se aglutinem e inibam a absorção de oxigênio e o crescimento.
A toxina Bt encontrada na soja transgênica (que supostamente tem o objetivo de repelir insetos) se acumula dentro do seu intestino, liberando lentamente pesticidas tóxicos em seu corpo. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18194211

Os produtos de soja contém tantos compostos inflamatórios como trans-4-hidroxi-2-hexenal (ENH), um subproduto que acelera o processo de envelhecimento.
Este mesmo composto é encontrado em grandes quantidades no interior do cérebro de pacientes com doença de Alzheimer.

http://www.cozinhadonick.com.br/soja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário