Páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - SOJA



Voltar á página  "O QUE EU MUDEI" 
 
A soja que é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece.



UM LADO DA HISTÓRIA
A soja é rica em proteínas, lipídios, fibras, vitaminas, minerais e fito-hormônios. Suas proteínas são semelhantes às da carne, porém não contém gordura saturada e colesterol.
Além da proteína, a soja é rica em lipídeos, fibras, vitaminas, minerais e fito-hormônios conhecidos como isoflavonas ou isoflavanoides. Estudos revelam que essas substâncias agem como um elemento antioxidante reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue e equilibram a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino.
A farinha de soja é utilizada na indústria alimentícia para enriquecer pão, biscoito e macarrão.
<http://brasilescola.uol.com.br/saude/soja.htm>.



SOJA TRANSGÊNICA
Atualmente, 80% de toda a soja cultivada para o mercado comercial é transgênica.
Produtos industrializados a base de soja nunca fizeram bem à saúde, muito pelo contrário, há uma infinidade de estudos de conceituadas Universidades ligando a soja a vários problemas de saúde, entre elas, disfunções da glândula tireoide.
Durante o processo industrial dos derivados de soja são produzidos dois compostos muito tóxicos: LISINOALAMINA, um conhecido agente carcinogênico, e ÁCIDO GLUTÂMICO, composto com ação tóxica ao cérebro. Eles não são nada bons! A soja reduz células de defesa favorecendo o desenvolvimento de infecções. Além disso, muitos compostos a base de soja são acrescidos de xarope de milho, que tem sido associado a epidemia de obesidade.


E O LEITE DE SOJA?

  Ele é um extrato vegetal, não é soja pura, e de saudável não tem quase nada, apesar de ser indicado para lactentes sob forma de leite em pó em substituição ao leite de vaca. O leite da soja é rico em fitoestrogênios, substâncias presentes nas plantas e que, uma vez no organismo, tem efeito semelhante aos estrogênios, hormônios responsáveis pelas características femininas do corpo.
A alta concentração de estrogênios, sem a presença protetora da progesterona, amplia o risco de surgimento de células cancerígenas, principalmente em mulheres. Em crianças, pode acelerar e alterar o desenvolvendo hormonal.
A soja contém ácidos graxos, que são principalmente gorduras poli-insaturadas Ômega-6. Consumir muitos alimentos ricos em Ômega-6 na dieta, pode levar a inflamação e vários problemas de saúde.
Um grande perigo e que merece ser alertado é a adição de derivados da soja, como a lectina, em diversos tipos de alimentos industrializados, como azeites de oliva, óleos vegetais, biscoitos, embutidos de carne como hambúrgueres, sorvetes, bebidas com suco de frutas, alimentos congelados, pães, massas, margarinas e shoyo.
Expor os nossos filhos a ivoflavona, presente na fórmula infantil à base de soja, é muito perigoso. A soja pode causar problemas neurológicos nos bebês e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Sem falar que a fórmula infantil de soja, também é alta em alumínio, o que é prejudicial à saúde.
Também existem evidências de que a fórmula de soja durante a infância pode levar a um alongamento do ciclo menstrual e um aumento nas dores durante a menstruação na idade adulta.  Dr. Leonardo Azambuja  http://www.acidadevotuporanga.com.br/artigo/2017/09/corra-que-vem-soja-por-ai-n38072

 
Os produtos de soja contém tantos compostos inflamatórios como trans-4-hidroxi-2-hexenal (ENH), um subproduto que acelera o processo de envelhecimento.
Este mesmo composto é encontrado em grandes quantidades no interior do cérebro de pacientes com doença de Alzheimer. http://www.cozinhadonick.com.br/soja/




 
EXCESSIVA CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS

O alerta é feito pelas análises laboratoriais da Universidade Federal do Paraná, revelando que a soja geneticamente modificada tem mais possibilidade de estar contaminada por resíduos agrotóxicos do que a convencional. Das 23 amostras enviadas para análise, pela Secretaria da Agricultura, 17 apresentaram resíduo de glifosato e de seu ácido amino-medilfosfônico. http://www6.rel-uita.org/agricultura/transgenicos/contaminacion-da-soja.htm

Dr. Wilson Rondó Jr



ANTINUTRIENTES

Os antinutrientes da soja são extremamente potentes, bastando pequenas Porções diárias dos produtos derivados como o leite (extrato) ou as proteínas para se manifestarem os efeitos mais visíveis como alteração do ciclo menstrual de mulheres, problemas com a glândula tireoide, desnutrição, síndromes intestinais e distúrbios cerebrais, sendo que é nas crianças que o problema se torna mais grave com o desenvolvimento de alergias, disfunções no crescimento esquelético, encolhimento encefálico e disrupção no desenvolvimento do sistema reprodutor, além da desmineralização generalizada devido a abundância do ácido fítico.
http://alimentos.nutricaoevigor.com.br/lecitina-de-soja-seus-antinutrientes-e-disruptores-endocrinos-mais-um-veneno-moderno-parte-1/

SOYATOXINA

Presença De Soyatoxina, Uma Proteina Tóxica De Soja (glycine Max) Em Amostras De Sbti Comercial.



A Soyatoxina (21 kDa), quando injetada intraperitonealmente em camundongos, causa convulsões tônico-clônicas, paralisia flácida e morte. Esta proteína apresenta imunoreatividade contra anticorpos de outra proteína tóxica: a canatoxina (CNTX), presente em sementes de Canavalia ensiformis (feijão-de-porco).

Fernanda Mulinari, Célia R. Carlini (Laprotox - Laboratório de Proteínas Tóxicas, Departamento de Biofísica, Instituto de Biociências - UFRGS).


 




FAZ UMA BAGUNÇA NOS HORMONIOS




* Inibidores de tripsina na soja interferem com a digestão de proteínas e podem causar distúrbios no pâncreas.

* Alimentos de soja aumentam a necessidade de vitamina D no organismo, porém a vitamina D sintética, acrescentada ao leite de soja, é tóxica.

* Os análogos à vitamina B12 na soja não são absorvidos e até aumentam a demanda de vitamina B12 no corpo.

* Alimentos de soja contém altos níveis de alumínio, que são tóxicos para o sistema nervoso e os rins.

* O processamento da proteína de soja resulta na formação de lisinoanalina tóxica e de nitrosaminas altamente cancerígenas. Durante o processamento, também é formado glutamato monossódico, MSG, um potente neurotóxico, e quantidades adicionais são acrescentadas a vários alimentos de soja.

* Altos níveis de ácido fítico na soja reduzem a assimilação de cálcio, magnésio e cobre, bem como a biodisponibilidade de ferro e zinco, necessários para a saúde e o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. O ácido fítico na soja não é neutralizado por métodos comuns, como deixar de molho, germinar e cozinhar por muito tempo. Alimentos que contém grandes quantidades de ácido fítico causaram problemas de crescimento em crianças.

* Megadoses de fitoestrógenos, no pó de soja para lactentes, são implicados no atual aumento do desenvolvimento sexual prematuro em meninas e no retardamento do desenvolvimento sexual em meninos. Fitoestrógenos na soja interferem na função endócrina e podem causar infertilidade e podem provocar câncer de mama. Vários estudos revelaram que a soja causa infertilidade em animais. O consumo de soja aumenta o crescimento de cabelo em homens de meia idade, indicando níveis reduzidos de testosterona. Tofu era consumido por monges budistas para reduzir a libido.

Fitoestrógenos na soja são potentes agentes antitireóides que causam hipotireoidismo e podem causar câncer da tireóide. Em nenês, o consumo de leite de soja foi associado a uma doença auto-imune da tireóide. Alimentos de soja podem estimular o crescimento de tumores relacionados ao estrógeno e causar problemas na tireóide. A baixa função da tireóide está relacionada a dificuldades na menopausa.

* Em animais, a alimentação com soja mostra que fitoestrógenos na soja são poderosos disruptores endócrinos. A amamentação com soja - que inunda a corrente sangüínea com hormônios femininos, que inibem a testosterona - não pode ser ignorada como possível causa de desenvolvimento alterado em meninos, incluindo o TDAH, transtorno no déficit de atenção e hiperatividade. Meninos expostos a DES, um estrógeno sintético, tinham testículos menores que o normal na fase de maturação.

* Nenês do sexo masculino passam por uma “onda de testosterona” durante os primeiros meses de vida, quando os níveis de testosterona podem atingir aqueles de um homem adulto. Durante este período, o nenê masculino está programado para desenvolver características masculinas na puberdade - não apenas no desenvolvimento dos órgãos sexuais e de outros traços físicos masculinos, mas também na determinação das características cerebrais do comportamento masculino.

* Nenês alimentados com leite de soja têm 13.000 a 22.000 vezes mais compostos de estrógeno no sangue do que nenês que recebem leite em pó comum. O nenê alimentado exclusivamente com mamadeira de soja, recebe diariamente o estrógeno equivalente a, pelo menos, cinco pílulas anticoncepcionais por dia.

* Quase 15% de meninas brancas e 50% de meninas afro-americanas mostram sinais de puberdade, como desenvolvimento dos seios e pêlo púbico, antes dos oito anos de idade. Algumas meninas mostram desenvolvimento sexual antes dos três anos de idade. O desenvolvimento prematuro de meninas foi relacionado ao uso de mamadeira de soja e à exposição a pseudo-estrógenos ambientais como PCBs e DDE.

* O consumo elevado de fitoestrógenos durante a gravidez pode produzir efeitos adversos no feto e, mais tarde, sobre o início da puberdade.

O FDA nunca aprovou a proteína isolada da soja como GRAS (Generally Recognized as Safe), devido à preocupação com a presença de toxinas e cancerígenos na soja processada.
_____
Fonte: Soy Alert!, Projeto da fundação Weston A Price, Washington, 1999




Nenhum comentário:

Postar um comentário