Páginas

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - AÇUCAR


Voltar á página  "O QUE EU MUDEI" 

 

O açúcar está presente em cerca 80% dos produtos vendidos em supermercados, em quase todos os processados e são relacionados a varias doenças crônicas, como Diabetes, Câncer e e as cardíacas.




Os malefícios

Isto nem vou comentar. Mas se quiser ver algumas pesquisas, veja aqui 

Vídeo

Em 2013, Damon Gameau decidiu comer 40 colheres de chá de açúcar por dia, durante 60 dias. E já treze dias, ele desenvolveu esteatose: um fígado gorduroso. 


 "Eu me senti tão exausto. Eu só estava adoentado. Eu sabia como eu me sentia diferente, uma pessoa diferente daquela que eu era quando eu estava comendo alimentos adequados. Eu não gostei daquilo que eu havia me transformado. Veja o vídeo:





FRUTOSE - O inimigo oculto 


Açúcar de fontes Naturais



Imagem do vídeo do Dr Valentim Nutricionista "Carboidratos"















1- A sacarose

É um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e uma de frutose, unidas entre si por uma ligação glicosídica. 
Quando a sacarose sofre hidrólise, no entanto, ocorre o processo inverso ao da sua formação, ou seja, formam-se dois monossacarídeos em seu lugar: a glicose e a frutose.

2 - A Lactose

lactose é um carboidrato (açúcar) encontrado no leite. Mais especificamente, trata-se de um dissacarídeo, formado pelos monossacarídeos: glicose e galactose.
Para que a lactose seja digerida e absorvida pelo organismo, ela precisa sofrer a ação da lactase, uma enzima produzida pelos mamíferos que divide a lactose em glicose e galactose.

3 - O Amido

o amido nada mais é do que uma molécula complexa formada por várias moléculas de glicose.


A Frutose

Mesmo os alimentos que são normalmente considerados “saudáveis” podem conter quantidades chocantes de adição de açúcar ou frutose, tipicamente sob a forma de xarope de milho de alto teor de frutose (HFCS – High Fructose Corn Syrup).
O Xarope de Milho é frutose do milho e é usado em quase todos os alimentos industrializados para adoçá-los: pães, cereais, refrigerantes e condimentos, etc
Por isto é importante ler o rótulo e ver  a quantidade de HFCS. No caso de refrigerantes, eu bani de vez faz muito tempo.
As frutas também contém quantidades de sacarose (ou glicose + frutose) 
Os ensaios clínicos têm mostrado que aqueles que consomem HFCS tendem a desenvolver fatores mais elevados de risco relacionados à doença cardiovascular dentro de apenas duas semanas, por isso, se eu tivesse que escolher o pior culpado entre os açúcares, este seria a frutose.
A glicose é facilmente processada pelo fígado e usada por cada célula do nosso corpo. Glicose é a energia da vida.



Por outro lado, a Frutose é um veneno para o corpo.
O principal problema do açúcar, e da frutose processada em particular, é o fato de que o fígado possui uma capacidade muito limitada para metabolizá-lo. 
Todo o excesso de açúcar, e toda a Frutose, são metabolizados e se transformam em gordura corporal, e todas as doenças metabólicas crônicas que lutamos contra, incluindo as seguintes, dentre outras:
Diabetes tipo 2 - Doenças cardiovasculares - Hipertensão arterial - Demência - Câncer - Gota - Pressão alta - Colesterol alto e triglicerídeos altos - Doença renal - Doença cardíaca - Doença do fígado gorduroso (Cirrose Hepática).




As frutas
As frutas quando comidas direto produzem muito bem. Mas quando esprememos seu suco, a "frutose" nos causa mal. 
Quando comemos frutas inteiras, entram em nosso organismo a frutose, mas também a glicose e as fibras.
Mas quando espremo para fazer o suco, a frutose é processada como o álcool. O álcool é processado pelo fígado e causa a tontura porque afeta o cérebro. A frutose é mesma coisa, mas é o figado que processa e se sobrecarrega transformando-a em gordura, produzindo a Cirrose Hepática.

Sucos
Eu cortei todo açúcar refinado. Para receitas uso o mascavo ou o temerara que tem índice glicêmico altíssimo, igual ao refinado, mas não passou por tratamento químico e mantém sais minerais naturais.
Tenho evitado muito os sucos espremidos mesmo que sejam naturais. Sucos industrializado faz tempo que não uso mais. Refrigerante, nem me fale!
Nos sucos que eu preparo, uso legumes como couve, cenoura, abobrinha, beringela, etc.
Adiciono uma fruta apenas. Bato primeiro os legumes e por último acrescento a fruta inteira (com bagaço) que fica "mal batida". Mas também coloco óleo de coco, nozes e amêndoas, sementes de linhaça, etc.
(Sucos de: Cenoura, couve, nozes, castanhas, farinha de amendoim, beterraba, aveia, canela em pó, sementes de girassol, de linhaça, de coco, inhame, cacau em pó, etc)
  




As explicações são muitíssimas mais complicadas que isto, mas o vídeo com o  Dr Lustig, endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia, e seu gupo que estuda os processos químicos do corpo estão neste vídeo:


Se achar o vídeo muito complicado (é meio chato), vá direto para o minuto 01:05:00 (uma hora e cinco minutos) e assista só meia hora de vídeo.
A partir do minuto 17 ele explana sobre o Xarope de Milho, o que é, seu poder maléfico e porque quase todos os produtos no supermercado tem este veneno.
 No minuto 44 ele explica o caminho que a glicose faz pelo nosso corpo, em seguida o caminho do álcool e em seguida da frutose.

Se quiser um resumo escrito deste vídeo tem aqui:


Também:

Mais vídeos


O gaúcho, Dr Uronal Zancan, também fala deste assunto (mais fácil de entender)



O Dr Lair Ribeiro também fala do assunto (mais fácil de entender)


Se você tem filhos deveria ver estes videos.



Resultado de imagem para criança açucar










Nenhum comentário:

Postar um comentário