Páginas

domingo, 1 de outubro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA



(Sugestão: leia o texto até o final da página, depois pode ir para os links que interessar).

Cada estação vem uma dieta da moda, vem pesquisadores, cientistas, médicos, nutricionistas com uma “novidade” em questão de dietas alimentares e suas implicações para nossa saúde, para emagrecimento e bem estar.
Felizmente temos a internet.
Por um lado, há inúmeros textos e vídeos contraditórios que irão nos confundir ainda mais.

Mas, se procurar por autores sérios, fazer uma filtragem inteligente, irá achar pérolas para a boa saúde.

Uma coisa que atrapalha muitíssimo nossa pesquisa, mas que pode ser facilmente contornada é o poder das grandes indústrias. Como assim?

É que elas gastaram trilhões de dólares nos últimos 50 anos para nos convencer de comprar seus produtos. E fizeram tão bem isto, usando famosos, pessoas bonitas, manipulações de informações, testes científicos parciais, para nos convencer a usar seus produtos, por mais venenosos e mortais que sejam.
Às vezes estamos defendendo com unhas e dentes um produto, um tipo de alimento, sem a consciência que fomos enganados. Não é nada daquilo que achamos. Vivemos na ilusão.
Mas eu li muitas matérias de médicos, nutricionistas, e entendidos em geral, sérios, responsáveis, mas comecei a notar que eles "só repetem" as mesmas coisas do jeito que sabemos por muitos anos, e que estão ainda na ilusão.

Por outro lado há inúmeros estudos sérios que podem nos guiar para a boa saúde e até, acreditem, curar doenças das mais sérias, sem uso de medicamentos, apenas eliminando as causas: Má alimentação e envenenamento.



Mas vamos falar só sobre alimentação.

Que mudanças fiz na minha vida em questão de alimentação e por quê?

Claro que é um resumo e bem conciso.
Durante os anos fui pesquisando item por item de minha alimentação. Cada vez que eu lia, pesquisava, via as bases, eu começava lentamente a fazer a mudança.  Os maus fui deixando de ter em casa. Alguns, muito elogiados por serem ótimos, super alimentos, passei a consumir mais.

Eu não sou vegetariano. Eu não sou vegano.
O que eu tenho feito a longo de muitos anos é procurar por pesquisas sérias e isentas para que eu mesmo possa determinar o que devo e o que não devo comer, independente de um grupo aceitar ou não, independentemente de propagandas. 
 Notei que há três vertentes que eu deveria considerar com atenção.

1 - Aquelas opiniões de profissionais, serios ou não, que aconselham a sermos enganados pela Grande Indústria de alimentos e Grande Indústria Farmacêutica. Claro que não falam exatamente isto, mas nos induzem a fazer exatamente o que as Industrias querem para produzirem seus lucros. Me refiro ao uso de remédios, de carne e produtos dela, e comida industrializada. Suas opiniões baseiam-se em estudos científicos fraudulentas.

 2 - Considero com bastante seriedade aqueles profissionais que têm a coragem de dar conselhos independentes da mão poderosa das Industrias.

   A - Estes desafiam as grandes indústrias, baseiam-se em estudos científicos balizados e acho que merecem minha consideração. Além do que destacam alimentos vegetais como saudáveis.
O problema que vejo nestes é que irresponsavelmente estão incentivando o uso de proteína animal, carne e derivados à vontade e li muitos estudos que não me abalizam isto. Muito pelo contrário.


   B - Estes desafiam as grandes indústrias, baseiam-se em estudos científicos balizados e acho que merecem minha consideração. Além do que destacam alimentos vegetais como saudáveis.
Esta vertente diverge da anterior porque incentiva usar menos ou nada de carne e de seus derivados e acho que têm razão pelos estudos sérios apresentados.
Incentivam a usarmos uma dieta baseada em vegetais o máximo possível.

 Quando falo de estudos sérios me refiro aos apresentados na página que montei com dados da Nutritionfacts, site do dr Greger em que analise inúmeros estudos e faz um resumo dos mesmos, apresentando os textos para que se possa procurar o original.


Aprendi com Dr Matheus Macedo que basta parar de prejudicar nosso corpo, especialmente através de alimentação errada. A partir daí não preciso remédios ou tratamento nenhum. Clinicas como onde trabalha Dr Michael Kapler começa tratamento com jejum e metade ou mais das doenças somem por que nosso corpo está tentando nos concertar todo tempo. Assim acontece noutra clinica onde trabalha Dr John Mcdougall. Também a clinica da Dra Charlotte Gerson. Veja Vídeo.

Agora, que uma dieta baseada em plantas é bom pra saúde, é obvio e ninguém contesta isto! 
Assim, optei em quase eliminar a proteína animal, e basear-me numa dieta baseada em plantas. Vi e ouvi muitos atletas de elite que vivem assim e são muito bem sucedidos. (Ví em vídeos, naturalmente). O mais recente e bem convincente é "A Dieta do Gladiadores" na Netflix.
 

Antes que você pergunte: “Tá, mas você não come mais nada?”
Respondo: “Hoje como um número de itens muito maior que antes!”
Descobri um monte de alimentos que são saudáveis, descobri novos sabores, descobri um mundo de cores, de energia e de sentimento de bem estar e saúde.
 
Veja um pequeno exemplo que o André Ferrizi registrou





Esta foram as mudanças - aqui os alimentos que tento evitar e o porquê:


Trigo - pães, bolachas Indice Glicênico 72. Glicação, elevação Insulina, expõem sistema nervoso a substâncias maléficas e fura as barreiras do intestino, expondo-o.
Leia mais:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - TRIGO

Óleo de Cozinha Óleos vegetais são naturais e benéficos, Longe disto!
Envelhecimento precoce, veias debilitadas, doenças, . . .
Leia mais:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - ÓLEOS DE COZINHA

Soja
Atualmente, 80% de toda a soja cultivada para o mercado comercial é transgênica.
Produtos industrializados à base de soja nunca fizeram bem à saúde, muito pelo contrário, há uma infinidade de estudos de conceituadas Universidades ligando a soja a vários problemas de saúde, entre elas, disfunções da glândula tireoide.
Durante o processo industrial dos derivados de soja são produzidos dois
compostos muito tóxicos: LISINOALAMINA, um conhecido agente carcinogênico, e ÁCIDO GLUTÂMICO, composto com ação tóxica ao cérebro 
Leia mais: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - SOJA

Água da Torneira Fluor - gás veneno e corrosivo, corrói vidro, aço e ferro. É pesticída. É o lixo que sobra da indústria de fertilizante.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - ÁGUA DA TORNEIRA
Açúcar
Refrigerantes
Bolachas Industrializadas
Não uso nenhum tipo de açúcar. Aprendi a tomar tudo ao natural. Em receitas, uso açúcar de coco e açúcar demerara.
O açúcar está presente em cerca 80% dos produtos vendidos em supermercados, em quase todos os processados e são relacionados a varias doenças crônicas, como Diabetes, Câncer e e as cardíacas.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - AÇUCAR

Sal
World Cancer Research Fund International alerta:
Limite do consumo de alimentos salgados e alimentos processados com sal (sódio).

Há evidências fortes de que o consumo de sal aumenta o risco de câncer de estômago. 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - SAL  
Carne Bovina
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - CARNES E DERIVADOS

Carne de Frango É pior que carne de boi. Pela concentração de hormônios e antibióticos.

LEIA:
CARNES BRANCAS: IGUALMENTE PERIGOSAS

veja o vídeo:

What the Health [LEGENDADO]
a partir do minuto 20:00


Carne de Peixe Peixes grandes do mar são os piores. Pelo alto nível de gordura e pela alta contaminação de mercúrio.

LEIA:
CONSUMIR PEIXE NÃO É SAUDÁVEL

veja o vídeo:

What the Health [LEGENDADO]
a partir do minuto 20:00

Leite, Queijos e Derivados Leite e laticínios favorecem enormemente as doenças coronárias, diabetes e o câncer.
Veja mais:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - LEITE

Alimentos Processados
pela Indústria
Além de enormes quantidades de açúcar, alimentos processados também são carregados com ingredientes que foram proibidos em outros países, tais como gorduras trans, adoçantes artificiais, ingredientes geneticamente modificados e glifosato [um dos herbicidas mais utilizado na agricultura mundial, comprovadamente cancerígeno em estudos científicos].

QUEIJO É SAUDÁVEL? COMPARADO COM O QUÊ?
 

Ovos
Quase tudo sobre o ovo eu achei neste site: CONSUMIR OVOS: MAIS NOCIVO DO QUE CARNE

Achei interessante porque no final tem inúmeras referências científicas, não é opinião de alguém ou uma pessoa apenas repetindo o que ouviu.

Mais:
 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - OVOS

FATOS NUTRICIONAIS SOBRE - OS OVOS

Lacticínios


CONSUMIR CARNE, LACTICÍNIOS E OVOS PROVOCA DOENÇA CARDIOVASCULAR

Achei interessante porque no final tem inúmeras referências científicas, não é opinião de alguém ou uma pessoa apenas repetindo o que ouviu.
Gordura

Comer gordura para emagrecer???!!!

A GORDURA ENGORDA




Por outro lado, tive que ir substituindo muita coisa. Mas nada de outro mundo. Talvez o grande segredo é aprender a sentir o gosto dos alimentos naturais, que aliás são saborosos demais.

Com o tempo a gente não sente falta de nada, a gente se acostuma tanto com o gosto natural, sem açúcar industrial, sem conservantes, sem figuras bonitas em embalagens, sem ficar empanturrado, estufado, barrigudo, ou se sentindo mal.

Na verdade a gente não tem que substituir o costume que é prejudicial.

Por exemplo, eu não substituo o café da manhã por alguma coisa que me fizesse não sentir falta dele. Eu não substituo um hamburger de carne por um de soja, ou um queijo por outro ou  açúcar por adoçante.



Coco Eu mesmo abro o coco, esquento e corto em pequenas lascas e congelo. Durante a semana eu as como cruas na hora do café, coloco nos sucos, ou como durante o dia, bastando esquentá-las.

Se alguém falar que óleo de coco não é tudo isto, mostre este vídeo para ela:
Óleo de Coco: A verdade, segundo a ciência  

Nozes, castanhas e amêndoas Como só duas por dia. É cara. Como cruas, nos sucos e em receitas.
Vinho e suco natural de uva sem conservantes Existem vinhos mais baratos e bons, na faixa de vinte a trinta Reais. Tomo somente uma taça por dia. Vinho seco sem adição de açucares e conservantes.


Água  Compro galão de 20l para beber, fazer suco e cozinhar
Sucos

(Sucos de:
Cenoura, couve, nozes, castanhas, farinha de amendoim, beterraba, aveia, canela em pó, sementes de girassol, de linhaça, de coco, inhame, cacau em pó, etc) 
Faço suco de qualquer coisa que tenha na geladeira. Frutas diversas e alguns legumes (nem todos) e até raízes como inhame. Acrescento uma colher de café de óleo de coco, às vezes coco natural lascado, uma pitada de sal rosa (rico em minerais) e uma pitadinha de bicarbonato de sódio (alcalinizante). Em geral misturo frutas e legumes, mas ter que ter cuidado com a mistura. Congelo couve e nos dias da semana jogo punhados direto no liquidificador. Mas cuido com sucos de frutas espremidas.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O QUE EU MUDEI NA MINHA VIDA - AÇUCAR

Biomassa de banana
Faço pra semana. Congelo em pequenas porções. Passo no pão, misturo no suco e até na comida.
Vinagre de vinho
Uso nas saladas.
Pão
Como muito pouco pão. Somente pão sem trigo e sem glúten. Pão de farinha de arroz, de farinha de quinoa, de batata doce, de mandioca, etc.
Feijão, grão de bico e lentilhas
Para o almoço, mas eu como a hora que me dá vontade geralmente junto com arroz.

Saladas
Aprendi a comer uma infinidade de saladas que eu nem imaginava que existiam. É para qualquer hora do dia. Também legumes crus (cenoura, abobrinha) sozinhos ou acompanhados
Óleos
Uso pouquíssimo óleo. Uso a panela 'air fryer' que não usa nada de óleo. 
 
Suplementos Ácido Fólico  (5mg por semana), Vitaminas B6 e B12 (1mg por dia), Cloreto de Magnésio e Iodo (Lugol).
FATOS IRREFUTÁVEIS SOBRE NUTRIÇÃO E SAÚDE 
(Sob o verbete: Suplementos)                                                                                                           
















OUTROS NÃO ENTENDEM!

Embora tenha muitos anos que eu estou fazendo estas mudanças, confesso que agora estou tendo muito mais dificuldades com este tipo de alimentação.

Familiares e amigos não entendem. Em ocasiões sociais é uma dificuldade na hora da comida. Mas não entendem porque não estudaram as pesquisas e uma vez que foram doutrinados (como eu e todo mundo) pelas diversas indústrias, parece ser "inconcebível" não comer produtos animais, leite e lacticínios.

- "Mas você está suplementando a proteína, né"!
- "Não, meus amados, plantas tem mais proteína que carnes, melhor digeríveis"!
- "Não meus amados, a população, tanto os que comem carne como os veganos têm excesso de proteína em seus corpos. O problema é outro, inclusive derivado de excesso de proteina animal - Câncer, doenças do coração, diabetes, colesterol, acidez, . . ."

- "Mas você precisa de cálcio do leite"!
- "Não meus amados, o leite deixa teu corpo ácido e as doenças gostam disto.      Teu corpo passa a tirar cálcio dos teus ossos e produzem osteoporose".
- "Não meus amados, o leite é uma bomba de hormônios que faz um bezerro crescer 160 kgs em dois meses, além de antibióticos, hormônios da mamãe vaca grávida, e muita gordura".

- "Mas, e a vitamina B12?"
- "Quem come carne também tem deficiencia de vitamina B12!"

Outro problema sério é ir a restaurantes ou, em viagem, comer na estrada.
Simplesmente não existe o que seja realmente saudável para quem queira seguir direitinho este estilo de vida.

Por exemplo, se a gente entra num restaurante a beira da estrada, tudo tem proteina animal, todos os pastéis, mesmo assados, ou mesmo que sejam de palmito (com frango desfiado ou alguma coisa assim). não tem nada que se ajuste à dieta baseada em plantas.

Num restaurante dá para comer feijões, arroz e salada com restrições. Porque vêm nadando em óleos vegetais, ou salgados com sal comum, e aí vai. Num café colonial, como não quero comer nada que contenha trigo, dispenso todos os bolos, o leite, os queijos, as linguiças e salsichas.  

 Enquanto em casa tenho uma alimentação super nutritiva, as saídas são difíceis.

Mas o Matheus Macedo me deu uma esclarecimento legal.
"Coma somente quando estiver com fome. Nas ocasiões "sociais", se não estiver com fome, - Não coma"!
 "O QUE COMER EM EVENTOS SOCIAIS?"




MUITO CARO!

Tudo isto é muito caro!!

Nada disto!!

Tudo isto é muito barato!!

Amêndoas e nozes são caras, mas eu como apenas duas por dia. Duas de cada.

Vinho é caro!! Mas tomo pouco por dia e nem precisa ser todo dia. A recomendação dos entendidos é uma taça dia sim, dia não.

O sal rosa é caro!! Mas a gente usa pitadas apenas. Um quilo dura meses.

O resto, tudo é barato! Banana, Couve, Batata, Coco, frutas, tudo é barato. O vinagre de maça é baratíssimo e dura meses.

Considere que não gasto com carnes, óleos, queijos, leite e só aí você já vê quanto economizo.
Considere que sucos, alimentos crus ou cozidos no vapor, não gastam energia ou gás. Eu quase não gasto isto.

Considere, no entanto o preço pago pela doença totalmente evitável.

Se a alimentação com base em plantas fosse caríssima, ainda assim valeria a pena  a prevenção da doença.
A doença é cara, remédios são caros, hospitais são caros, exames são caros, parar a vida para tratar de doença é caro, outros se envolverem em dar apoio ao doente que poderia prevenir mas não preveniu a doença  é caro.

Mas o que é caríssimo é o estado emocional do doente e dos cuidadores familiares, mais caro ainda, sem preço, é morrer de doença que poderia ser evitada. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário